FanatiCão

FanatiCão

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Como correr com cachorro?!



O tema da minha primeira postagem não foi previamente planejada, na verdade ele surgiu através de uma situação observada hoje.

Estava eu a caminho da Cobasi para comprar a ração dos meus cachorros, quando passei de carro por um homem, com os seus quarenta anos, correndo com o seu cachorro, um salsichinha (?????????).
O cara até que não estava em uma corrida muito rápida, até porque ele era alto e tinha passadas largas, mas o coitado do cachorro estava se matando de correr. Também não é pra menos, ele tinha que dar umas vinte passadas para acompanhar o seu parceiro ...

Neste momento eu pensei, "será que este ser (no caso, o homem) não percebe que não é nada compatível levar um cachorro daquele porte para correr com ele desse jeito?!". A única coisa que pude fazer naquele momento foi rezar para que a "corrida" acabasse logo!

Então decidi escrever sobre este tema: como correr com um cachorro? Quais as dicas e principais orientações para que isso aconteça de uma forma saudável e segura para vc e para o seu animal?

Então descobri algumas dicas para vc e seu amigão ficarem 100% preparados!

1.     Certifique-se de que o seu cão sabe andar de forma disciplinada ao seu lado. Vou dar um exemplo; uma vez resolvi levar a minha golden para dar uma caminhada mais forte no ibirapuera. Só que ela não andava ao meu lado, ficava andando de zigue-zague na minha frente, me fazendo quase tropeçar nela diversas vezes. Ou ela resolvia mudar o trajeto da corrida "do nada" quase atropelando as outras pessoas que estavam correndo e andando no parque e também quase me derrubando. Ou seja, fiasco total!

2.    Tudo bem que os cachorros parecem ter um "pique" pra correr meio "nato", mas se vc já pratica corrida e tem um bom condicionamento físico, cuidado para não exagerar. É preciso criar uma rotina de corridas para o seu cachorro também! O treino é o mesmo para os dois, começando com uma caminhada leve e aumentando gradativamente o tempo, distância e ritmo!

3.    Não importa a quanto tempo vc tem um cachorro, vc já deve saber que ele tem personalidade, vontades e um perfil só dele! Os cães de raça tem um perfil mais fácil de identificar, devido a sua raça, e os SRD (sem raça definida), tem um perfil único, típico de cada um. Sendo assim, você não pode obrigar o seu amigão a correr se ele não gosta. Tem cachorro que é mais preguiço, outros não aguentam correr muito ou pelo tamanho, ou pelo porte físico, ou porque não gostam mesmo! Respeite isso! Algumas raças estão geneticamente mais preparadas, como os galgos,  os whippets e border collies também se adaptam bem. Em contrapartida, outros, como bulldogs, pugs e boxers, não aguentam exercícios prolongados. Esses cães com nariz achatado, chamados braquicefálicos, têm de fazer muito esforço para respirar durante a corrida, o que pode levar até a uma parada respiratória. (Leia no final deste post sobre as raças indicadas para correr!)

4.    Certifique-se que o se amigão esteja em boa forma para correr. Não vai levar a sua poddle de 17 anos, nem um filhotinho de 6 meses ou um cachorro obeso, que pode ser trágico ... Verifique com seu veterinário se seu cão não tem problemas cardíacos, circulatórios ou nas articulações. É importante lembrar que cachorros peludos sentem muito mais a corrida, se cansam mais rapidamente e sentem muito calor e sede! Tenha bom senso e não faça com que o seu cachorro vá além de sua capacidade, afinal a gente sabe que eles fazem um esforço absurdo para nos agradar!

5.    É importante que o seu animal tenha se alimentado antes de depois do treino, cerca de 1hs de intervalo. Não vai encher o coitado de comida e levá-lo pra correr! E também levá-lo em jejum faz com que o treinamento não tenha rendimento!

6.    Lembre-se que vc está bem protegido com o seu Asics super mega power running, mas o seu cachorro não, portanto, se possível, corra na grama ou areia, que são superfícies mais confortáveis para o seu animal. Os parques são lugares mais indicados, até por serem mais seguros também. Concreto e asfalto podem machucar dependendo das condições que estiverem (ásperos, quentes, com pedras, etc) e a ruá demanda atenção com os carros. Também não corra em dias muito quentes, pois pode queimar as patinhas do seu cãozinho.

7.    Os cães aquecem o seu corpo muito mais rápido do que nós, e ofegam para diminuir a temperatura corpória, por isso, escolha horários mais “frescos” para correr, como o início da manhã e o final de tarde.

8.    Escolha a coleira correta. Neste caso é indicada a fixa, que ajusta no corpo. A tipo “enforcador” pode causar dificuldade para respirar e traumas, entre eles na coluna cervical. Também não é recomendável utilizar uma coleira muito longa, o cachorro pode te arrastar ...

9.    Se controlar o seu cachorro numa corrida com coleira já é algo que exige disciplina, nem pense em correr com ele solto, sem coleira. Isso pode ser um desastre! Para isso o animal precisa ser muito bem treinado, disciplinado e atender aos comandos, para que não saia literalmente correndo e você atrás dele para buscá-lo. Não é esse propósito de corrida que estamos falando aqui! Além disso, muitas pessoas se incomodam de ver um animal solto, por mais que vc jure de pé junto que ele é manso. Por isso a lei diz que em lugares públicos o cachorro deve estar sempre de coleira.

10.  Cachorros agressivos não podem correr, pois eles devem usar focinheiras, o que dificulta abrir a boca e ofegar, fazendo com que a temperatura corpórea dele aumente muito, sendo perigoso!

11.  Não se esqueça, durante todo o percurso, de dar água e até isotônicos ao seu cachorro, pois assim como você, ele precisa se hidratar.

12.  E por último, não é nada recomendável correr de bicicleta com o seu amigão. Pode ser muito mais perigoso. Pode causar colisões, ele pode cair, se enrolar, se enforcar ... credo! Pode causar um acidente sério! Em alguns países isto é até ilegal! Além, claro, de exigir muito fisicamente de seu cão. Vamos ser justos né galera?! Ficar bonitão na bike e colocar o seu amigão pra te acompanhar a pé é muita sacanagem com ele!

Então não seja egoísta! Torne a corrida uma prática prazerosa não só pra vc, mas para o seu cachorrinho também! Afinal, ela pode trazer muitos benefícios para o seu animal:

·         Queima de energia. Isso combate o estresse, muito comum aos animais domésticos hoje em dia!

·         Deixa o seu amigão mais bem disposto e alegre!

·         Contribui para que ele tenha uma saúde boa!

·         Fortalece a relação homem x cachorro, afinal, qual animal não gosta de passear?!

 

Curiosidades


Corrida Animal
A prática da corrida com cachorro têm sido incentivada aqui no Brasil. Em 2013 a Sports Fuse e a Pet Party organizaram a primeira Corrida Animal, incluindo corrida e caminhada, no Parque Shopping Barueri, preparada nos padrões de uma prova de corrida comum. A estrutura contou com assessoria médica e veterinária, para garantir a integridade das duplas participantes, além de atrações de agilidade e culinária canina.

Neste estilo também tem o Le Parkour, que tem como princípio mover-se de um ponto a outro o mais rápido e eficientemente possível, usando apenas as habilidades do corpo.

 

Personal trainer de cachorro
Nos Estados Unidos, vem crescendo o número de grupos, geralmente formados por personal trainers, criados especialmente para correr com cachorros. Isso porque alguns cães, por terem muita energia, sofrerem de estresse ou serem obesos, recebem a indicação de veterinários para correr. Segundo Monica Clare, do Centro Cirúrgico e de Emer­gências Veterinárias de Los Angeles, passear com o cachorro é bom, mas alguns precisam de mais exercício que uma simples caminhada, e as pessoas que correm com eles podem provê-lo.

Segundo a veterinária Silvia Parisi, no Brasil existem locais que treinam animais com necessidades especiais, mas isso é feito por veterinários fisioterapeutas e os exercícios são realizados em esteiras ou dentro de piscinas, sob supervisão. Personal trainers, sozinhos, não são pessoas indi­cadas para desenvolver o treinamento em cães”.
 

Veja quem são os quenianos caninos que estão sempre a frente!

Há cães que possuem aerodinâmica, musculatura e agilidade própria para um bom desempenho em corridas. Digamos que eles se assemelham aos maratonistas: são altos, longos, magros e com curvatura suficiente para dar uma boa impulsão. São os chamados galgos — não exatamente uma raça, mas de um grupo de raças que inclui o greyhound, o whippet e o saluki. Conheça alguns desses cães “quenianos”.
Galgos
Os galgos são muito bons na caça.
O greyhound corre a 60 km/h. Esta é uma raça de cachorro muito famosa por participar de corridas, devida a sua agilidade. É fato que os Greyhounds apreciam velocidade. No entanto, muito diferente do que se pensa, a raça é muito mais ágil e interessada em corridas curtas e objetivas (cerca de 2 a 3 minutos) do que enfrentar longos quilômetros. Isso pode estar intimamente ligado à sua herança de perseguir pequenos animais.
O whippet, em curtas distâncias, a 65 km/h. Assim como os Greyhounds, o Whippet também é conhecido por seu alto nível de energia em corridas mais curtas. A natureza gentil e amigável é uma ótima aliada ao temperamento ativo que torna a raça uma boa indicação para donos que procuram um companheiro de exercícios de curta duração.
Jack Russell Terrier
O porte pequeno do Jack Russell é inversamente proporcional ao nível de energia e a necessidade que este cachorro tem de praticar atividades físicas. A raça é muito característica por ser um ótimo companheiro por longas horas de exercícios e aventuras, além de ser uma excelente companhia para seu dono.
Weimaraner
A personalidade amigável, curiosa, aventureira e adestrável do Weimaraner o torna uma ótima indicação para donos que apreciam corridas. A raça é agitada, obediente e admira longas caminhadas, além de ser super companheira e destemida.
Pastor Alemão
O Pastor Alemão é uma raça mundialmente conhecida por sua força, disciplina e alto potencial para prática de atividades físicas. Justamente por essas características a raça é uma das favoritas dos donos que gostam de longas corridas e que praticam exercícios.
Pastor Australiano
Como uma típica raça de pastoreio, o Pastor Australiano (Australian Shepherd) possui muita energia, é obediente e super protetor. A raça é muito apegada à família e aprecia explorar novos territórios.
Dálmata
Para os donos que almejam ter um companheiro para longas corridas e caminhadas, o Dálmata é uma boa indicação. A raça possui um alto nível energético, capaz de manter o ritmo de seu dono e até mesmo o trotar de um cavalo. Além de atléticos, os Dálmatas também são super protetores e companheiros de seus donos.
Huskies Siberianos
No Alasca, no Canadá e na Sibéria, os huskies dão um show nas corridas de trenó, esporte apreciado nesses países.
Border Coolie
O border collie é um cão rápido, desenvolvido para o pastoreio. É considerado um dos mais inteligentes e ativos. De acordo com o Kennel Club Americano, os cães pertencentes a esta raça adoram ter um trabalho para fazer. Por isso, para mantê-los ocupados, é necessário bastante atividade física. Neste caso, além de corridas com o dono, o agility pode ser uma ótima opção para cansar o Border Collie fisicamente e mentalmente.
Vira-lata
Os cães sem raça definida também podem se dar bem, basta ter uma herança genética própria para isso.
Lembre-se! Tenha consciência:
·         Leve sempre uma sacolinha para recolher o cocô que o seu cachorro fizer fora de casa, afinal o cachorro é seu e ninguém merece ficar recolhendo o cocô alheio!
·         Não se esqueça de ter uma garrafinha de água própria para o seu bichinho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário