Este blog é para os fanáticos por cães! Aqui você vai encontrar as principais e mais legais informações sobre o seu melhor amigo. Dicas, curiosidades, notícias atualizadas e histórias diversas!
Este é o lugar para todos os apaixonados por cachorros, aqueles que amam incondicionamelmente o fiel escudeiro, seja ele, grande, médio, pequeno, de raça ou sem raça! Afinal eles nos amam sem julgamento e sem precoceito! E isso é o que os tornam seres tão puros e adoráveis!
Sábado (23/8) recebi um apelo pelo Facebook sobre uma filhotinha de 2 meses aparentemente CEGA, abandonada em uma praça que fica entre duas avenidas na zona leste de São Paulo, a própria sorte ... Não tive como ficar indiferente a tamanha covardia ... Entrei em contato com o Julio Cesar, pessoa maravilhosa que tb não virou as costas a essa pequena criatura, tirando ela da praça, mesmo sem saber aonde iria colocá-la e o que ia fazer, e publicando o apelo de ajuda!.
Liguei pra ele, conversamos e combinamos que eu ficaria com a BB para cuidar dela e disponibilizá-la para adoção. Precisamos investigar se a cegueira é reversível, visto que ela é muito nova, e buscar uma família que lhe dê muita atenção e carinho!
Ela foi resgatada cheia de pulga. E na sua primeira noite foi dado aquele comprimido que faz cair as pulgas!
Ao chegar na minha casa, a primeira coisa que fPrimeiriz foi dar um bom banho nela para tirar o resto das pulgas e a sujeira da rua! Ficar bem limpinha e cheirosa! Aproveitei também o sol e calor desse domingo! Ela é tão grande que teve como banheira uma bacia ... rs
Ainda estava muito assustada, sem saber o que estava acontecendo.
Após isso, fiz uma alimentação especial pra ela e para os meus cachorros! Afinal ela precisa fortalecer o seu organismo que está debilitado!
A receita foi: arroz integral, fígado de boi e legumes (cenoura, pepino, chuchu, abobrinha e batata doce). Essa mistura foi junto com a ração Royal Canin, e espero durar pelo menos 5 dias!
Nada que uma barriguinha cheia não resolva! Depois do jantar, tomou um vermífugo, pois é visível aquela barriguinha de verme, e brincou bastante com seu novo brinquedinho e tirou uma boa sonequinha!
Na segunda-feira (25/8) levei ela na veterinária para ver o seu estado de saúde e a vet constatou que a bb é cega dos dois olhos. Ela colocou uma lanterna bem pertinho do olho dela e a pupila da bb não reagiu (a nossa pupila responde aos estímulos luminosos encolhendo). Agora a bb precisará passar por um oftalmologista para descobrir a origem da cegueira. Pode ser algo neurológico, por pan...cada, genético e etc. Consegui agendar consulta com um oftalmologista na quarta. Ainda há uma esperança pra saber se é reversível!
Fora isso, ela está com o de sempre (para cachorros abandonados): verme. Agora é fortalecer o organismo dela para que possa se livrar dos vermes e ser vacinada logo para ficar imune das viroses que atacam os filhotes nessa época!
Desde já deixo aqui o meu apelo de ajuda para encontrar uma adoção especial que esteja disposta a dar muito amor e carinho para essa mocinha, que a única coisa que precisa é disso!
Por favor orem por ela ♡ para que fique saudável logo!
Acompanhem este caso através do nosso Facebook: FanatiCão ou pelo Instagram: @blogfanaticao ps: ahh, e por ela, apesar de todas as dificuldades que a vida lhe impôs até agora, ser muito alegre e feliz! Sempre brincando e sendo muito simpática com os outros, sejam eles, humanos ou animais, coloquei o nome dela de HAPPY!
Pessoal, quem quiser adotar um cachorrinho não pode perder a oportunidade de ir á Feira de Doação da Ong Amigos dos Bichos.
Quando e que horas? Dia 23/8 (sábado) das 11hs as 17hs Dia 24/8 (domingo) das 11hs as 16hs
Aonde? No estacionamento coberto do Pão de Açùcar da av. Ricardo Jafet (altura n 1.200)
O que precisa?
Ser maior de 21 annos
RG
CPF Comprovante de Residência
Realizar uma entrevista *
Pagar taxa de R$ 80,00**
Esta feira acontece todo final de mes, neste mesmo local.
*Vc está se perguntando por que realizar uma entrevista? Porque a ONG quer assegurar que o animal escolhido está dentro do perfil que precisa. Ex, se mora em partamento, o animal precisa ser calmo e não muito grande, se tem muitas crianças em casa, o animal precisa ser dócil e gostar de criança, etc.
** Por que pagar uma taxa se é uam feira de doação? Por que o animal adotado será entregue castrado, vermifugado e com pelo menos uma dose de vacina. Além disso, a ONG também entrega uma medalinha com o RGA do animal para ser colocado na coleira. O RGA, é o RG Animal. É o cadastro do animal e seu no CCZ, pois caso o animal seja perdido, quem encontrá-lo e ligar no telefone desta medalha conseguirá encontrar os seus dados para avisá-lo que encontrou o seu cachorrinho! E esta taxa também é uma forma de ajudar a ONG a continuar realizando os seus trabalhos de resgate e cuidado aos animais carentes!
Outra coisa legal desta feira é que quem tem um animal para doar, também pode utilizar o espaço da feira. Basta entrar em contato com a ONG através do telefone (11) 99992-3144 e falar com a Rosângela.
Não pode chegar na hora da feira com o animal sem aviso prévio. Pois a ONG precisa organizar toda a logística da feira e também precisa verificar algumas informações com o tutor do animal, e disponibilidade de vaga.
Eu, particularmente, respeito e admiro muito o trabalho desta ONG, que é muito sério.
Os animais que participam dela são todos saudáveis e tratados devidamente. Ninguém doa cachorro sem estar castrado, vacinado ou vermifigado. A pessoa que adotar não vai correr o risco de adotar um animal e ele morrer depois de um tempo porque o protetor disse que havia vacinado, mas na verdade não vacinou ... Esse tipo de situação é muito comum ver em quem compra ou adota animais de qualquer lugar, sem antes verificar a procedência e tipo de trabalho realizado por aquela pessoa ou instituição.
Outra coisa que eu valorizo muito no trabalho desta ONG, e que não é comum ver nas feiras de doação, é a entrevista e preocupação de verificar o adotante certo para o cachorro certo. Lá ninguém empurra os animais, pois todos prezam pela qualidade da doação. Afinal, quanto mais assertividade houver nessa relação adotante x adotado, menores os riscos de devolução (sim, tem gente que adota e depois devolve o animal), de novos abandonos ou até maus tratos!
Pra mim isso é básico! Sempre fui rigorosa com isso nas doações que realizo dos animais que resgato! Pois de que adinta tirar um animal das ruas e depois empurrar ele pra qualquer pessoa que vc nem sabe se quer mesmo um animalzinho? Para depois de um tempo essa pessoa abandonar o animal novamente?
Isso além de ser péssimo para o animal, que com toda certeza sente esse abandono, também coloca a perder todo o esforço e trabalho que vc ou a protetora fez de resgate e recuperação!
Por isso pessoal não deixem de conhcer a Feira de Doação da Ong Amigos dos Bichos!
Se você é daquelas pessoas que passam muito tempo fora de casa, sai para trabalhar todos os dias com o coração partido de ter que se separar do seu amicão, fica imaginando o que ele fica fazendo ou aprontando, e morre de saudades dele, então o FanatiCão tem uma boa notícia para você! Está prestes a chegar no mercado uma ótima solução! O PetChatz é um aparelho que promete inovar a forma de interação dos pets com seus tutores! Ele permite a interação em tempo real do tutor com o seu animal de qualquer lugar desde que haja um computador, tablet ou um smartphone. Este aparelho é americano e contém um microfone e alto falante que permite com que o tutor e cachorro possam se ouvir, tela e câmera para que possam se ver, sensor de som e movimento para identificar quando o animal se aproxima do aparelho e um compartimento especial para armazenar petiscos e liberá-los. A intenção é proporcional ao seu animal de estimação uma experiência sensorial alegre, pois ao ouví-lo e ao vê-lo o animal sente menos os momentos sozinho.
Para que o PetChatz funcione bem e a conexão seja um sucesso, recomenda-se instalá-lo próximo ao local onde o seu animalzinho costuma ficar, ou perto dos potes de comida e água.
Aí o funcionamento acontece da seguinte forma: o aparelho emite um som que atrai o pet ao aparelho para ver o que está acontecendo. Quando o animal chega perto do aparelho, o sensor detecta a presença dele e inicia-se a interação via áudio e vídeo. O tutor pode conversar com o seu animal, brincar e ainda para agradá-lo, pode liberar um petisquinho para o amigo! Basta apertar um botão do aplicativo e o aparelho disponibiliza a quantidade programada previamente da guloseima.
Muito legal né?! Porque além de poder matar a saudade do seu bichinho você ainda pode dar um agradinho liberando um petisco ou guloseima! O PetChatz começará a ser vendido nas lojas em outubro nos Estados Unidos e Canadá! Mas já estão realizando uma pré venda pelo site. O valor dele previsto é de aproximadamente $349 ou R$ 800!
A tecnologia benefiaciando até a nossa convivência com os nossos animais de estimação!
O que acharam???
quinta-feira, 14 de agosto de 2014
Doação de Cachorros
Se você tem algum cachorrinho para doação, e gostaria de ajuda para divulgar, mande-nos no email blogfanaticao@gmail.com as fotos e as seguintes informações: idade, sexo, temperamento, cidade em que se encontra e contato, que nós do FanatiCão ajudamos você a divulgar e encontrar um lar para ele através de nossas redes sociais!
Para quem não me conhece sou tutora de 6 cachorros, sendo
que desses, 5 foram resgatados da rua. Todos estão na foto acima!
Além deles, já resgatei mais de 50
animais, que felizmente foram muito bem doados.
Este não é um trabalho fácil, mas também não considero um
trabalho complicado. É trabalhoso, porém,muito gratificante.
Felizmente, o que tenho percebido hj em dia, é que cada vez
mais as pessoas estão perdendo o preconceito de adotar um cachorro SRD – sem
raça definida. Afinal, cachorro é cachorro! Raça é um mero detalhe ou
característica. Obviamente que para algumas situações a raça ajuda. Por
exemplo; se a pessoa que quer o cachorro, e tem algumas restrições, como morar
em apartamento pequeno ou ter criança pequena, tudo isso influencia na escolha
do perfil do animal. E quando sabemos a raça, conhecemos o perfil do cachorro.
Lógico, que alguns animais são diferentes e nem sempre seguem o padrão da raça,
porém, na grande maioria das vezes existe sim um padrão para cachorros de raça.
O cão SRD também possui um perfil, que é conhecido com o
tempo. Portanto, se uma pessoa deseja adotar um SRD, ela precisa perguntar para
a tutora do animal como é o comportamento dele; agitado, calmo, brincalhão,
arisco, arteiro e etc. E assim verificar se o perfil está de acordo com o que
está buscando.
Muitas pessoas dizem pra mim que admiram esse trabalho, e
que amam muito os animais, mas não sabem o que fazer quando vêem um cãozinho
abandonado.
Sendo assim, decidi fazer um post sobre esse tema, e quem
sabe encorajar essas pessoas que tem boa vontade, mas que não sabem o que fazer,
a ajudar esses animais que tanto precisam.
1.Certifique-se que o animal não tem dono mesmo,
pois apesar de ser totalmente contra indicado deixar um animal solto na rua
(até por lei), muitas pessoas não tomam esse cuidado, colocando em risco a vida
do animal e de outras pessoas.
2.Depois tente com cuidado atrair o animal para
perto de vc, preferencialmente com comida. Muitos desses animais são
extremamente desconfiados, devido aos maus tratos que sofrem nas ruas, então,
essa aproximação pode demorar um pouco para acontecer. Tenha paciência. Dê
comida a ele umas 3 ou 4 vezes, pra ele poder se acostumar com vc. Lá pela
quarta vez, dê a comida ä ele e em seguida tente colocar uma guia. Neste caso
pode ser uma corda, qualquer uma que vc tenha.
Se o animal for pequeno, à medida que for
dando comida, vá passando a mão nele aos poucos e depois pegue ele no colo e
coloque no carro. Se vc não tiver nenhuma corda vá fazendo um caminho com a
comida até chegar dentro do seu carro. Já passei por situações que bastou eu
abrir a porta do carro para o cachorro entrar!
3.Após isso, leve o animal a um veterinário para
que ele analise o estado do bichinho, pois um animal de rua sempre vai
necessitar de cuidados. Caso você conheça algum veterinário, leve no seu de
confiança ou dependendo do dia, se for final de semana, leve em uma clínica
24hs. Costumam ser mais caras, mas é uma opção. Hoje em dia existem diversas
clínicas veterinárias e caso não conheça nenhuma, tenho certeza que conhecerá
alguém que tem um bichinho e poderá indicar.
Esse procedimento é importante porque o
animal pode ter alguma doença que poderá passar para você ou para o seu animal,
caso tenha um. Então detectando o problema, vc saberá quais cuidados precisará
ter para proteger a sua saúde e do seu animal.
Caso vc não tenha como levar o animal resgatado
ao veterinário no mesmo dia, certifique-se que ele fique em um espaço isolado
na sua casa, uma área de serviço ou um quintal fechado. Não fiquem com receio caso
o animal resgatado tenha alguma doença contagiosa, geralmente são verminoses e
doenças de pele. Basta tomar alguns cuidados que nem vc ou seus cães serão contaminados.
Uma vez tratei uns filhotes resgatados que estavam com sarna e giárdia em um
apartamento de 80m² com mais 2 cachorros meus, e nem eu ou os meus cachorros nos
contaminamos. Basta manter os cachorros em tratamento afastados e sem contato
com os demais e sempre higienizar bem o local. Para isso tenho uma dica de um
produto muito boa. Chama-se HERBALVET T.A. da marca Ourofino – é um
desinfetante super potente utilizado em clínicas e hospitais veterinários.
Deve-se seguir as instruções de utilização
do produto, pois é necessário diluí-lo, caso contrário pode haver intoxicação.
É um produto muito bom, pois mata todos esses germes, tem um cheiro gostoso,
então pode limpar a casa toda com ele, e tem uma longa duração, pois ao
diluí-lo, seu rendimento aumenta muito;
4.Após tratar o animal, é recomendado vaciná-lo
pelo menos com a V10 e raiva, que são as mais importantes. Se for filhote, a
partir dos 45 dias já pode dar a primeira vacina de v10, repetindo uma dose a
cada mês por 2 vezes, ou seja, o filhotinho deverá tomar 3 doses de V10 ao
longo de 3 meses. Junto com a última dose de V10, dá a vacina de raiva, que é
uma dose só. Se o cachorro for adulto, deve-se dar uma dose de V10 e uma de
Raiva. Ambas podem ser dadas no mesmo dia. Tanto a V10 quanto a raiva devem ser
repetidas anualmente (1 dose de cada).
5.Depois do animal estar devidamente saudável,
recomenda-se castrá-lo, porque:
üSe você está tendo este gesto de tirar um animal
das ruas e do abandono, nada mais certo do que castrá-lo, pois caso, por uma
infelicidade, este animal volte para as ruas, pelo menos ele não procriará de
forma indiscriminada e descontrolada, gerando mais abandonos.
üE para o animal, a castração quando realizada
antes do primeiro cio, ou até um ano, previne muitas doenças, dentre elas tumores.
üA castração diminui comportamentos agressivos,
muito agitados e muito “tarados” (rs), evitando aquelas cenas constrangedoras
do cachorro “agarrando”a perna das visitas!rs
6. Depois de tudo isso, o seu animal está em
condições de saúde para ser doado! Sem querer desanimar ninguém, essa é a pior
parte! Não porque é difícil doar, ao contrário do que muitas pessoas pensam,
isso é rápido, acontece em algumas semanas. É a pior parte porque depois desse
tempo todo junto do bichinho não tem como não se apegar, criar amor e carinho! É por isso que
muitas pessoas acabam não conseguindo doar e decidem ficar com o animal. Se
você tiver condições e quiser ficar com ele, ótimo! Mas se não tiver condições
disso, pense que para ele o melhor é ter uma pessoa/família que está em busca
de um cachorrinho para dar muito amor e carinho.
É um gesto muito gratificante saber que você tirou um animal
do abandono, da doença, do frio, solidão e maus tratos para dá-lo a vida, ao
amor, carinho e cuidado que todo ser merece!
Informações Úteis (tendo como referência a cidade de São
Paulo):
üIndicação
de Clínica Veterinária:
Clínica
para Cães e Gatos. Dra. Mieko
Rua: Vigário Albernaz, 206 - Vila Gumercido
- São Paulo / SP
üCCZ (Centro de Controle de Zoonoses): é o
órgão responsável pelo controle de agravos e doenças transmitidas por animais
(zoonoses), através do controle de populações de animais domésticos (cães,
gatos e animais de grande porte) e controle de populações de animais
sinantrópicos (morcegos, pombos, ratos, mosquitos, abelhas entre outros). Cada município
tem o seu CCZ.
A prefeitura de SP disponibiliza 8
endereços para inscrição de castração GRATUITA! Cada inscrito tem o direito de solicitar a castração de
até dez animais.
O Centro de Controle de
Zoonoses (CCZ) de São Paulo está localizado na Rua Santa Eulália, 86, Santana.
Central de atendimento: 3397-8900 e 3397-8901
Plantão 24 horas (todos os dias da semana):
3397-8955 e 3397-8956
O tema da minha
primeira postagem não foi previamente planejada, na verdade ele surgiu através
de uma situação observada hoje.
Estava eu a
caminho da Cobasi para comprar a ração dos meus cachorros, quando passei de
carro por um homem, com os seus quarenta anos, correndo com o seu cachorro, um
salsichinha (?????????). O cara até que não estava em uma corrida muito rápida, até
porque ele era alto e tinha passadas largas, mas o coitado do cachorro estava
se matando de correr. Também não é pra menos, ele tinha que dar umas vinte
passadas para acompanhar o seu parceiro ...
Neste momento eu
pensei, "será que este ser (no caso, o homem) não percebe que não é nada
compatível levar um cachorro daquele porte para correr com ele desse jeito?!". A única coisa que pude fazer naquele momento foi
rezar para que a "corrida" acabasse logo!
Então decidi
escrever sobre este tema: como correr com um cachorro?
Quais as dicas e principais orientações para que isso aconteça de uma forma saudável e
segura para vc e para o seu animal?
Então
descobri algumas dicas para vc e seu amigão ficarem 100% preparados!
1.Certifique-se de que o seu
cão sabe andar de forma disciplinada ao seu lado. Vou dar um exemplo; uma vez
resolvi levar a minha golden para dar uma caminhada mais forte no ibirapuera. Só que ela não andava ao meu lado, ficava andando
de zigue-zague na minha frente, me fazendo quase tropeçar nela diversas vezes.
Ou ela resolvia mudar o trajeto da corrida "do nada" quase atropelando as
outras pessoas que estavam correndo e andando no parque e também quase me
derrubando. Ou seja, fiasco total!
2.Tudo bem que os cachorros
parecem ter um "pique" pra correr meio "nato", mas se vc já pratica
corrida e tem um bom condicionamento físico, cuidado para não exagerar. É
preciso criar uma rotina de corridas para o seu cachorro também! O treino é o
mesmo para os dois, começando com uma caminhada leve e aumentando gradativamente
o tempo, distância e ritmo!
3.Não importa a quanto tempo
vc tem um cachorro, vc já deve saber que ele tem personalidade, vontades e um perfil
só dele! Os cães de raça tem um perfil mais fácil de identificar, devido a sua
raça, e os SRD (sem raça definida), tem um perfil único, típico de cada um.
Sendo assim, você não pode obrigar o seu amigão a correr se ele não gosta. Tem
cachorro que é mais preguiço, outros não aguentam correr muito ou pelo tamanho,
ou pelo porte físico, ou porque não gostam mesmo! Respeite isso! Algumas
raças estão geneticamente mais preparadas, como os galgos, os whippets e border collies também se adaptam
bem. Em contrapartida, outros, como bulldogs, pugs e boxers, não aguentam exercícios
prolongados. Esses cães com nariz achatado, chamados braquicefálicos, têm de
fazer muito esforço para respirar durante a corrida, o que pode levar até a uma
parada respiratória. (Leia no final deste post sobre as raças indicadas para correr!)
4.Certifique-se que o se
amigão esteja em boa forma para correr. Não vai levar a sua poddle de 17 anos,
nem um filhotinho de 6 meses ou um cachorro obeso, que pode ser trágico ...
Verifique com seu veterinário se seu cão não tem problemas cardíacos,
circulatórios ou nas articulações. É importante lembrar que cachorros peludos
sentem muito mais a corrida, se cansam mais rapidamente e sentem muito calor e
sede! Tenha bom senso e não faça com que o seu cachorro vá além de sua
capacidade, afinal a gente sabe que eles fazem um esforço absurdo para nos
agradar!
5.É importante que o seu
animal tenha se alimentado antes de depois do treino, cerca de 1hs de intervalo.
Não vai encher o coitado de comida e levá-lo pra correr! E também levá-lo em jejum
faz com que o treinamento não tenha rendimento!
6.Lembre-se que vc está
bem protegido com o seu Asics super mega power running, mas o seu cachorro não,
portanto, se possível, corra na grama ou areia, que são superfícies mais confortáveis
para o seu animal. Os parques são lugares mais indicados, até por serem mais
seguros também. Concreto e asfalto podem machucar dependendo das
condições que estiverem (ásperos, quentes, com pedras, etc) e a ruá demanda atenção
com os carros. Também não corra em dias muito quentes, pois pode queimar as
patinhas do seu cãozinho.
7.Os cães aquecem o seu
corpo muito mais rápido do que nós, e ofegam para diminuir a temperatura corpória,
por isso, escolha horários mais “frescos” para correr, como o início da manhã e o
final de tarde.
8.Escolha a coleira
correta. Neste caso é indicada a fixa, que ajusta no corpo. A tipo “enforcador”
pode causar dificuldade para respirar e traumas, entre eles na coluna
cervical. Também não é recomendável utilizar uma coleira muito longa, o cachorro pode te arrastar ...
9.Se controlar o seu
cachorro numa corrida com coleira já é algo que exige disciplina, nem pense em
correr com ele solto, sem coleira. Isso pode ser um desastre! Para isso o
animal precisa ser muito bem treinado, disciplinado e atender aos comandos,
para que não saia literalmente correndo e você atrás dele para buscá-lo. Não é
esse propósito de corrida que estamos falando aqui! Além disso, muitas pessoas
se incomodam de ver um animal solto, por mais que vc jure de pé junto que ele é
manso. Por isso a lei diz que em lugares públicos o cachorro deve estar sempre
de coleira.
10.Cachorros agressivos
não podem correr, pois eles devem usar focinheiras, o que dificulta abrir a
boca e ofegar, fazendo com que a temperatura corpórea dele aumente muito, sendo
perigoso!
11.Não se esqueça, durante
todo o percurso, de dar água e até isotônicos ao seu cachorro, pois assim como
você, ele precisa se hidratar.
12.E por último, não é nada
recomendável correr de bicicleta com o seu amigão. Pode ser muito mais
perigoso. Pode causar colisões, ele pode cair, se enrolar, se enforcar ... credo! Pode
causar um acidente sério! Em alguns países isto é até ilegal! Além, claro, de
exigir muito fisicamente de seu cão. Vamos ser justos né galera?! Ficar bonitão
na bike e colocar o seu amigão pra te acompanhar a pé é muita sacanagem com
ele!
Então não
seja egoísta! Torne a corrida uma prática prazerosa não só pra vc, mas para o
seu cachorrinho também! Afinal, ela pode trazer muitos benefícios para o seu
animal:
·Queima
de energia. Isso combate o estresse, muito comum aos animais domésticos hoje em
dia!
·Deixa
o seu amigão mais bem disposto e alegre!
·Contribui
para que ele tenha uma saúde boa!
·Fortalece
a relação homem x cachorro, afinal, qual animal não gosta de passear?!
Curiosidades
Corrida Animal
A prática da
corrida com cachorro têm sido incentivada aqui no Brasil. Em 2013 a Sports Fuse
e a Pet Party organizaram a primeira Corrida Animal, incluindo corrida e
caminhada, no Parque Shopping Barueri, preparada nos padrões de uma prova de
corrida comum. A estrutura contou com assessoria médica e veterinária, para
garantir a integridade das duplas participantes, além de atrações de agilidade
e culinária canina.
Neste estilo
também tem o Le Parkour, que tem como princípio mover-se de
um ponto a outro o mais rápido e eficientemente possível,
usando apenas as habilidades do corpo.
Personal
trainer de cachorro
Nos Estados Unidos,
vem crescendo o número de grupos, geralmente formados por personal trainers,
criados especialmente para correr com cachorros. Isso porque alguns cães, por
terem muita energia, sofrerem de estresse ou serem obesos, recebem a indicação
de veterinários para correr. Segundo Monica Clare, do Centro Cirúrgico e de
Emergências Veterinárias de Los Angeles, passear com o cachorro é bom, mas
alguns precisam de mais exercício que uma simples caminhada, e as pessoas que
correm com eles podem provê-lo.
Segundo a
veterinária Silvia Parisi, no Brasil existem locais que treinam animais com
necessidades especiais, mas isso é feito por veterinários fisioterapeutas e os
exercícios são realizados em esteiras ou dentro de piscinas, sob supervisão.
Personal trainers, sozinhos, não são pessoas indicadas para desenvolver o
treinamento em cães”.
Veja quem são os quenianos caninos que estão
sempre a frente!
Há cães que possuem aerodinâmica, musculatura e agilidade própria
para um bom desempenho em corridas. Digamos que eles se assemelham aos
maratonistas: são altos, longos, magros e com curvatura suficiente para dar uma
boa impulsão. São os chamados galgos — não exatamente uma raça, mas de um grupo
de raças que inclui o greyhound, o whippet e o saluki. Conheça alguns desses
cães “quenianos”.
Galgos
Os galgos são muito bons na caça.
O greyhound corre a 60 km/h. Esta é uma raça de
cachorro muito famosa por participar de corridas, devida a sua agilidade. É
fato que os Greyhounds apreciam velocidade. No entanto, muito diferente do que
se pensa, a raça é muito mais ágil e interessada em corridas curtas e objetivas
(cerca de 2 a 3 minutos) do que enfrentar longos quilômetros. Isso pode estar
intimamente ligado à sua herança de perseguir pequenos animais.
O whippet, em curtas
distâncias, a 65 km/h. Assim como os Greyhounds, o Whippet também é conhecido por
seu alto nível de energia em corridas mais curtas. A natureza gentil e amigável
é uma ótima aliada ao temperamento ativo que torna a raça uma boa indicação
para donos que procuram um companheiro de exercícios de curta duração.
Jack Russell Terrier
O porte pequeno do Jack
Russell é inversamente proporcional ao nível de energia e a necessidade que
este cachorro tem de praticar atividades físicas. A raça é muito característica
por ser um ótimo companheiro por longas horas de exercícios e aventuras, além
de ser uma excelente companhia para seu dono.
Weimaraner
A personalidade amigável,
curiosa, aventureira e adestrável do Weimaraner o torna uma ótima indicação
para donos que apreciam corridas. A raça é agitada, obediente e admira longas
caminhadas, além de ser super companheira e destemida.
Pastor Alemão
O Pastor Alemão é uma raça
mundialmente conhecida por sua força, disciplina e alto potencial para prática
de atividades físicas. Justamente por essas características a raça é uma das
favoritas dos donos que gostam de longas corridas e que praticam exercícios.
Pastor Australiano
Como uma típica raça de
pastoreio, o Pastor Australiano (Australian Shepherd) possui muita energia, é
obediente e super protetor. A raça é muito apegada à família e aprecia explorar
novos territórios.
Dálmata
Para os donos que almejam
ter um companheiro para longas corridas e caminhadas, o Dálmata é uma boa
indicação. A raça possui um alto nível energético, capaz de manter o ritmo de
seu dono e até mesmo o trotar de um cavalo. Além de atléticos, os Dálmatas também
são super protetores e companheiros de seus donos.
Huskies Siberianos
No Alasca, no Canadá e na Sibéria, os huskies dão um show nas corridas
de trenó, esporte apreciado nesses países.
Border Coolie
O border collie é um cão rápido, desenvolvido para o pastoreio. É considerado um dos mais
inteligentes e ativos. De acordo com o Kennel Club Americano, os cães
pertencentes a esta raça adoram ter um trabalho para fazer. Por isso, para
mantê-los ocupados, é necessário bastante atividade física. Neste caso, além de
corridas com o dono, o agility pode ser uma ótima opção para cansar o Border
Collie fisicamente e mentalmente.
Vira-lata
Os cães sem raça definida também podem se dar bem, basta ter uma herança
genética própria para isso.
Lembre-se! Tenha
consciência:
·Leve sempre uma sacolinha para recolher o cocô que o seu
cachorro fizer fora de casa,
afinal o cachorro é seu e ninguém merece ficar recolhendo o cocô alheio!
·Não se
esqueça de ter uma garrafinha de água própria para o seu bichinho!