FanatiCão

FanatiCão

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Pernas pra que te quero!!

Hoje vim dar um "lembrete"sobre a importância do PASSEIO para as pessoas que tem cachorro!

A prática de exercício não faz bem somente para saúde física de seu cachorrinho mas também a saúde mental!
 
 
Conheça alguns benefícios:
 
  1. Gasto calórico: mantém o seu AUmigāo em forma!Principalmente se vc mora em apartamento! Exercite o seu animal para que ele não fique sedentário ou gordinho!
  2. Gasto energético: deixa o seu AUmigão mais calmo e tranquilo. Impede que ele fique ansioso. Com aquela vontade destruir o seu chinelo, comer a sua parede, ou qualquer outra coisa! Rs
  3. Estimula o olfato: deixe ele cheirar tudo, porque é assim que eles identificam as coisas e descobrem quem passou por ali.
  4. Socialização: deixe ele fazer amizades, conhecer outros animais e pessoas também.
  5. Felicidade: passear desestressa o seu AUmigão. Aliás, desestressa qualquer um. Quem não gostar de dar umas voltinhas?!rs  Ainda mais se ele fica trancado em um apartamento o dia todo sozinho e sem ver movimento. O passeio ajuda a distrair e impede que ele fique deprimido.

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Doação de ração para a protetora Aranjuez Madureira

Olá pessoal, hoje vim fazer um apelo de ajuda para a protetora Aranjuez Madureira. Ela tem sob os seus cuidados 25 animais, entre eles; 10 cachorros, 9 gatos e 6 filhotes de cachorros.
Ela está passando por dificuldades e pede doações de ração, pode ser qualquer quantidade ou marca.

Aranjuez mora em São Paulo, e quem puder ajudar doando ração favor entrar em contato comigo através do email blogfanaticao@gmail.com, pois posso buscar ou marcamos um ponto de entrega. 


Vou juntar as doações para entregar a protetora. Vamos ajudar esses anjinhos!


 

 #juntosfazemosadiferença

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Seu cachorro come rápido? Engasga? Saiba como os potes de ração podem ajudar!


Este é um problema que eu já passei e hoje fui questionada por uma adotante minha.

Ela me perguntou como fazer para a cachorra dela emagrecer. Ela disse que a cachorrinha corre pro pote de ração e come tudo em 2 minutos, quando ela e a mãe ou o pai chegam em casa. A cachorrinha come uma quantidade normal, uma ração de qualidade e faz vários passeios semanais. Então o que poderia estar causando este sobrepeso nela?

A mesma coisa que causou sobrepeso na minha cachorra. Ansiedade na hora de comer!
Simmm, isso causa sobrepeso.
O animal que come muito rápido, não mastiga e engole a comida toda em 2 minutos engorda. Além disso, pode dar um problema digestivo sério, o cão pode engasgar e vomitar.

Como controlar isso?
1. Estipule um horário para o seu cachorrinho comer. Não deixo o pote de ração a vontade.
2. Caso, vc tenha outro cão, separe-os, pois essa ansiedade pode ser pura gula ou competição com o outro animal, medo que ele coma a comida dele.
3. Controle a forma de ingestão da comida do seu cachorro. Como? Eu já utilizei 3 métodos, todos funcionam bem:
  • Jogando aos poucos ração no chão, pois assim ele vai perder um tempo "caçando" a comida.
Veja um vídeo meu com minha cachorrinha BB recém-resgatada, hoje ela come sozinha, mastigando e devagar.

  • Ou coloco a ração no pote, deixo a minha cachorra comer um pouco, tiro o pote dela, faço ela sentar e dou um tempo para ela mastigar aquela comida que está na boca, respirar e se acalmar. Depois coloco a ração de novo e vou repetindo isso. Nem sempre ela mastiga, mas é uma questão de tempo e hábito, pois ela está acostumada a engolir desesperadamente a comida, e quando vc vai fazendo com calma, ela também vai aprendendo a comer devagar, aos poucos e mastigar.
  • Ou ainda, você pode comprar alguns potes de ração próprio para essa situação. Eles tem alguns obstáculos no meio, que dificultam a ingestão da ração de forma rápida, fazendo com que o cão coma mais devagar.
Veja abaixo:
 
 
Os potes de comida que você utiliza podem influenciar e muito na alimentação dos seus cães.
Tenho uns potes mais altos, que ficam suspensos, para os meus cachorros maiores e uns potes mais baixos, que ficam no chão, para os meus cachorros pequenos. Uma época, uma das minhas cachorras mais baixinhas, começou a beber água dos potes suspensos e toda vez que ela fazia isso, ela engasgava e vomitava a água.
 
Então, confira também quais comedouros são mais indicados para cada tipo de cachorro:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Criatividade para limpar cocô!rs



Pessoal, olha que idéia bacana!

 Fui dar uma volta com a minha mãe e sua cachorrinha na vila mariana em SP e uma clínica médica colocou em uma árvore da sua calçada esse "puxa saco" para as pessoas que passeiam com seus cachorros utilizarem para pegar o cocô!
Infelizmente, muitas pessoas ainda vão passear com seus cãezinhos e não recolhem a sujeira que eles deixam! Além deixar sujeira na rua e in
comodar quem mora na frente ou naquela calçada, ainda contribui para a transmissão de doenças, para humanos e animais!

Achei a idéia muito criativa: uma garrafa pet amarrada na árvore com barbante, cheia de saquinhos e com um buraco na parte inferior (mais larga) para a retirada deles!

Vou aderir em minha calçada, pois passo por este problema tb!

Fica a dica!!!

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Eleições 2014 - Não vote em quem não gosta nem respeita os animais!




 
Nessa época que antecede a Eleição, decidi fazer um post que fale sobre os candidatos que apoiam e não apoiam a causa animal. Até porque tenho pesquisado em quem votar, pois ainda não me decidi. Por isso, ressalto que não tenho aqui o intuito de apoiar algum partido ou candidato específico, mas sim, apenas expor algumas opções.

Não é simples essa decisão, porque depois do caso do Instituto Royal, os políticos tomaram conhecimento da força da proteção animal, e nas propagandas políticas muitos tem falado que apoiam a causa. Mas será mesmo???

Fiz uma pesquisa e coloquei aqui alguns candidatos, agora cabe a cada um pesquisar mais a fundo sobre as suas realizações e propostas.

 

Políticos que apoiam a causa animal:

 

Ricardo Tripoli (PSDB-SP )
É candidato a Deputado Federal por São Paulo. Relator da comissão externa que apura as denúncias de maus-tratos a animais no Instituto Royal. Autor do Projeto de Lei 2833/2011 que eleva consideravelmente as penas dos crimes cometidos contra cães e gatos e das práticas que atentam contra a vida, a saúde ou a sua integridade física. E propõe a proibição da perseguição de animais durante rodeios em todo o país.

Ricardo Izar (PSD-SP)
É candidato a Deputado Federal em São Paulo. Presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Animais. Tem cerca de 50 projetos sobre políticas públicas para direito dos animais tramitando na Câmara dos Deputados. Dentre elas: projeto que obriga os governos estadual, federal e municipal a colocar em seus orçamentos previsões de verbas para política de castração. Outro projeto prevê o aumento da pena para maus-tratos de animais, que passaria de detenção para reclusão. Há ainda um projeto que proíbe matar indiscriminadamente animais que são levados para os centros de controle de zoonoses das prefeituras.

Paulo Ramos (PSOL-RJ)
Autor do projeto de lei que prevê a implantação de chips em cães e gatos com informações sobre os animais e seus donos. Assim, em caso de abandono, o responsável seria localizado. Autor também da lei 6.464/13 que inclui entre os animais domésticos a figura do animal comunitário, com guarda compartilhada entre vizinhos. Defendeu a libertação dos beagles do Instituto Royal.

Feliciano Filho (PEN-SP)
Tem como principal causa a proteção aos animais. Protocolou o projeto de lei 825/2011, que proíbe os atos de maus-tratos cometidos contra animais nos rodeios, festas de peão e outros eventos do gênero. Aprovou a "Lei Feliciano" (Lei Estadual 12.916/08), que proíbe a matança indiscriminada de cães e gatos nos canis municipais. Criador da ONG "União Protetora dos Animais" que promove feiras de adoção (a mesma sofreu acusações).

Vanderlei Macris (PSDB-SP)
Tenta conseguir a aprovação do seu Projeto de Lei (PL) 6631/2009. O PL inclui as despesas veterinárias nas deduções da base de cálculo do Imposto de Renda de Pessoas Físicas, com o objetivo de estimular a adoção de cães e gatos para que não sejam sacrificados nos centros de controle de zoonoses.

Roberto de Lucena (PV-SP)
Autor do Projeto de Lei 2905/2011 que proíbe a utilização de animais em pesquisas que possam lhes causar sofrimento físico ou psicológico.

Domingos Sávio (PSDB-MG)
Integrante da Frente Parlamentar Em Defesa dos Direitos dos Animais e médico veterinário. Segundo ele o relacionamento homem/animal deve se pautar nos princípios da ética, do respeito, do cuidado e do carinho. Mas acredita que ainda não há como parar totalmente com as pesquisas em animais.

Rasca Rodrigues (PV-PR)
Autor do projeto de lei que obriga pet shops paranaenses a oferecerem aos seus clientes visão total dos serviços de banho e tosa em animais domésticos e do projeto que proíbe a produção e a comercialização de foie gras. "É preciso mudar a concepção moral e ética com relação aos animais. Temos que mudar a visão antropocêntrica e reconhecer que os animais são portadores de direitos, que não são coisa ou objeto como diz a legislação atual, e que precisamos fazer valer o que diz a Declaração Universal dos Direitos dos Animais e a nossa Constituição".

César Halum (PRB-TO)
É veterinário por formação e vice-presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos dos Animais na Câmara. Tratou sobre a restrição do uso de animais em experimentos do setor de cosméticos. "Temos discutido outros tipos de violência com os animais também como, por exemplo, o uso deles em apresentações de circos".

Acelino Popó (PRB-BA)
Ofereceu seu suporte à campanha "Liberte-se da Crueldade" da Humane Society International para acabar com os testes de cosméticos em animais.

Protógenes Queiroz (PCdoB-SP), Alexandre Leite (DEM-SP), Antonio Roberto (PV-MG) e Ricardo Tripoli (PSDB-SP) formam a comissão externa para apurar os acontecimentos no Instituto Royal. Iara Bernardi (PT-SP) também acompanha o caso.

 
 
Agora, seguem alguns Políticos que não apoiam a causa animal, e INCLUSIVE, tem ações que vão contra os direitos dos animais:

Esperidião Amin – Governador de Santa Catarina – Vem violando frontalmente a decisão do Supremo Tribunal Federal ( STF), que proíbe a Farra do Boi. Faz vistas grossas porque políticos da região dão bois para os farristas, em troca de votos. A farra do boi é uma das formas mais violentas e cruéis de tortura.

Dep. Milton Monti (PR – SP) PL. 388/99 – Regulamenta a realização de rodeios e similares e dá outras providências correlatas

Senador Roberto Freire ( – ficou famoso entre os defensores dos animais após ter a seguinte frase publicada: “Detesto cachorros. Por mim, exterminaria todos” (PPS-PE).

Vereador Gilberto Palmares (RJ) – projeto de lei 8555/98 que proíbe a criação e circulação de pit-bulls. Todos os pit-bulls seriam levados para acautelamento e lá permaneceriam até o fim da vida.

Vereador Gerson Bergher (Thereza Bergher – sua esposa – “prefeitinha” de Copacabana ) – retira animais dos mendigos e chama a carrocinha (detalhe: nunca fizeram nada para ajudar os mendigos)
Fonte: site ANDA (http://www.anda.jor.br)


Este é o momento de pensarmos bem no que queremos de progresso para nossa sociedade! E o bem estar dos animais, protegê-los contra maus tratos, abandonos, testes em laboratórios, matadouros inescrupulosos e brincadeiras que causam dor a eles (rodeios, farra do boi, etc) precisam ser banidos!

Qual é a opinião e postura do seu candidato a respeito disso???

 
Não vote em quem não gosta nem respeita os animais!


terça-feira, 26 de agosto de 2014

* Happy *




Sábado (23/8) recebi um apelo pelo Facebook sobre uma filhotinha de 2 meses aparentemente CEGA, abandonada em uma praça que fica entre duas avenidas na zona leste de São Paulo, a própria sorte ... Não tive como ficar indiferente a tamanha covardia ... Entrei em contato com o Julio Cesar, pessoa maravilhosa que tb não virou as costas a essa pequena criatura, tirando ela da praça, mesmo sem saber aonde iria colocá-la e o que ia fazer,  e publicando o apelo de ajuda!.
Liguei pra ele, conversamos e combinamos que eu ficaria com a BB para cuidar dela e disponibilizá-la para adoção. Precisamos investigar se a cegueira é reversível, visto que ela é muito nova, e buscar uma família que lhe dê muita atenção e carinho!
 

 
Ela foi resgatada cheia de pulga. E na sua primeira noite foi dado aquele comprimido que faz cair as pulgas!
Ao chegar na minha casa, a primeira coisa que fPrimeiriz foi dar um bom banho nela para tirar o resto das pulgas e a sujeira da rua! Ficar bem limpinha e cheirosa!
Aproveitei também o sol e calor desse domingo!
Ela é tão grande que teve como banheira uma bacia ... rs
Ainda estava muito assustada, sem saber o que estava acontecendo.
 
 
 
Após isso, fiz uma alimentação especial pra ela e para os meus cachorros! Afinal ela precisa fortalecer o seu organismo que está debilitado! 
A receita foi: arroz integral, fígado de boi e legumes (cenoura, pepino, chuchu, abobrinha e batata doce). Essa mistura foi junto com a ração Royal Canin, e espero durar pelo menos 5 dias!
 
 
 
Nada que uma barriguinha cheia não resolva! Depois do jantar, tomou um vermífugo, pois é visível aquela barriguinha de verme, e brincou bastante com seu novo brinquedinho e tirou uma boa sonequinha!
 
 
 



Na segunda-feira (25/8) levei ela na veterinária para ver o seu estado de saúde e a vet constatou que a bb é cega dos dois olhos. Ela colocou uma lanterna bem pertinho do olho dela e a pupila da bb não reagiu (a nossa pupila responde aos estímulos luminosos encolhendo). Agora a bb precisará passar por um oftalmologista para descobrir a origem da cegueira. Pode ser algo neurológico, por pan...cada, genético e etc.
Consegui agendar consulta com um oftalmologista na quarta. Ainda há uma esperança pra saber se é reversível!
Fora isso, ela está com o de sempre (para cachorros abandonados): verme.
Agora é fortalecer o organismo dela para que possa se livrar dos vermes e ser vacinada logo para ficar imune das viroses que atacam os filhotes nessa época! 

Desde já deixo aqui o meu apelo de ajuda para encontrar uma adoção especial que esteja disposta a dar muito amor e carinho para essa mocinha, que a única coisa que precisa é disso!
 
Por favor orem por ela ♡ para que fique saudável logo!
 
Acompanhem este caso através do nosso Facebook: FanatiCão ou pelo Instagram: @blogfanaticao

ps: ahh, e por ela, apesar de todas as dificuldades que a vida lhe impôs até agora, ser muito alegre e feliz! Sempre brincando e sendo muito simpática com os outros, sejam eles, humanos ou animais, coloquei o nome dela de HAPPY!
 

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

FEIRA DE DOAÇÃO ONG AMIGOS DOS BICHOS



Pessoal, quem quiser adotar um cachorrinho não pode perder a oportunidade de ir á Feira de Doação da Ong Amigos dos Bichos.

Quando e que horas?
Dia 23/8 (sábado) das 11hs as 17hs
Dia 24/8 (domingo) das 11hs as 16hs

Aonde?
No estacionamento coberto do Pão de Açùcar da av. Ricardo Jafet (altura n 1.200)

O que precisa?
  • Ser maior de 21 annos
  • RG
  • CPF Comprovante de Residência
  • Realizar uma entrevista *
  • Pagar taxa de R$ 80,00**

Esta feira acontece todo final de mes, neste mesmo local.

*Vc está se perguntando por que realizar uma entrevista? Porque a ONG quer assegurar que o animal escolhido está dentro do perfil que precisa. Ex, se mora em partamento, o animal precisa ser calmo e não muito grande, se tem muitas crianças em casa, o animal precisa ser dócil e gostar de criança, etc.

** Por que pagar uma taxa se é uam feira de doação? Por que o animal adotado será entregue castrado, vermifugado e com pelo menos uma dose de vacina. Além disso, a ONG também entrega uma medalinha com o RGA do animal para ser colocado na coleira. O RGA, é o RG Animal. É o cadastro do animal e seu no CCZ, pois caso o animal seja perdido, quem encontrá-lo e ligar no telefone desta medalha conseguirá encontrar os seus dados para avisá-lo que encontrou o seu cachorrinho! E esta taxa também é uma forma de ajudar a ONG a continuar realizando os seus trabalhos de resgate e cuidado aos animais carentes!

Outra coisa legal desta feira é que quem tem um animal para doar, também pode utilizar o espaço da feira. Basta entrar em contato com a ONG através do telefone (11) 99992-3144 e falar com a Rosângela.

Não pode chegar na hora da feira com o animal sem aviso prévio. Pois a ONG precisa organizar toda a logística da feira e também precisa verificar algumas informações com o tutor do animal, e disponibilidade de vaga.

Eu, particularmente, respeito e admiro muito o trabalho desta ONG, que é muito sério.
Os animais que participam dela são todos saudáveis e tratados devidamente. Ninguém doa cachorro sem estar castrado, vacinado ou vermifigado. A pessoa que adotar não vai correr o risco de adotar um animal e ele morrer depois de um tempo porque o protetor disse que havia vacinado, mas na verdade não vacinou ... Esse tipo de situação é muito comum ver em quem compra ou adota animais de qualquer lugar, sem antes verificar a procedência e tipo de trabalho realizado por aquela pessoa ou instituição.

Outra coisa que eu valorizo muito no trabalho desta ONG, e que não é comum ver nas feiras de doação, é a entrevista e preocupação de verificar o adotante certo para o cachorro certo. Lá ninguém empurra os animais, pois todos prezam pela qualidade da doação. Afinal, quanto mais assertividade houver nessa relação adotante x adotado, menores os riscos de devolução (sim, tem gente que adota e depois devolve o animal), de novos abandonos ou até maus tratos!

Pra mim isso é básico! Sempre fui rigorosa com isso nas doações que realizo dos animais que resgato! Pois de que adinta tirar um animal das ruas e depois empurrar ele pra qualquer pessoa que vc nem sabe se quer mesmo um animalzinho? Para depois de um tempo essa pessoa abandonar o animal novamente?
Isso além de ser péssimo para o animal, que com toda certeza sente esse abandono, também coloca a perder todo o esforço e trabalho que vc ou a protetora fez de resgate e recuperação!

Por isso pessoal não deixem de conhcer a Feira de Doação da Ong Amigos dos Bichos!

Mais informação no site: www.amigosdosbichos.org

domingo, 17 de agosto de 2014

Novidade! Uma nova maneira de interação em tempo real com os nosso animais de estimação!!!

Se você é daquelas pessoas que passam muito tempo fora de casa, sai para trabalhar todos os dias com o coração partido de ter que se separar do seu amicão, fica imaginando o que ele fica fazendo ou aprontando, e morre de saudades dele, então o FanatiCão tem uma boa notícia para você! Está prestes a chegar no mercado uma ótima solução!
 
O PetChatz é um aparelho que promete inovar a forma de interação dos pets com seus tutores! Ele permite a interação em tempo real do tutor com o seu animal de qualquer lugar desde que haja um computador, tablet ou um smartphone. Este aparelho é americano e contém um microfone e alto falante que permite com que o tutor e cachorro possam se ouvir, tela e câmera para que possam se ver, sensor de som e movimento para identificar quando o animal se aproxima do aparelho e um compartimento especial para armazenar petiscos e liberá-los.
A intenção é proporcional ao seu animal de estimação uma experiência sensorial alegre, pois ao ouví-lo e ao vê-lo o animal sente menos os momentos sozinho.

 

Para que o PetChatz funcione bem e a conexão seja um sucesso, recomenda-se instalá-lo próximo ao local onde o seu animalzinho costuma ficar, ou perto dos potes de comida e água.


Aí o funcionamento acontece da seguinte forma: o aparelho emite um som que atrai o pet ao aparelho para ver o que está acontecendo. Quando o animal chega perto do aparelho, o sensor detecta a presença dele e inicia-se a interação via áudio e vídeo. O tutor pode conversar com o seu animal, brincar e ainda para agradá-lo, pode liberar um petisquinho para o amigo! Basta apertar um botão do aplicativo e o aparelho disponibiliza a quantidade programada previamente da guloseima.


 
Muito legal né?! Porque além de poder matar a saudade do seu bichinho você ainda pode dar um agradinho liberando um petisco ou guloseima!
 
O PetChatz começará a ser vendido nas lojas em outubro nos Estados Unidos e Canadá! Mas já estão realizando uma pré venda pelo site. O valor dele previsto é de aproximadamente $349 ou R$ 800!


A tecnologia benefiaciando até a nossa convivência com os nossos animais de estimação!
 
O que acharam???

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Doação de Cachorros
 
Se você tem algum cachorrinho para doação, e gostaria de ajuda para divulgar, mande-nos no email blogfanaticao@gmail.com as fotos e as seguintes informações: idade, sexo, temperamento, cidade em que se encontra e contato, que nós do FanatiCão ajudamos você a divulgar e encontrar um lar para ele através de nossas redes sociais!
 
 
Acessem também o nosso INSTAGRAM: @blogfanaticao
e nossa página no FACEBOOK: https://www.facebook.com/fanaticao


Apoiamos o resgate e doação de animais carentes! Contem conosco!
 

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Resgate e Doação de animais - Estenda a mão a um amigo!



Para quem não me conhece sou tutora de 6 cachorros, sendo que desses, 5 foram resgatados da rua. Todos estão na foto acima!
Além deles, já resgatei mais de 50 animais, que felizmente foram muito bem doados.
Este não é um trabalho fácil, mas também não considero um trabalho complicado. É trabalhoso, porém,  muito gratificante.
Felizmente, o que tenho percebido hj em dia, é que cada vez mais as pessoas estão perdendo o preconceito de adotar um cachorro SRD – sem raça definida. Afinal, cachorro é cachorro! Raça é um mero detalhe ou característica. Obviamente que para algumas situações a raça ajuda. Por exemplo; se a pessoa que quer o cachorro, e tem algumas restrições, como morar em apartamento pequeno ou ter criança pequena, tudo isso influencia na escolha do perfil do animal. E quando sabemos a raça, conhecemos o perfil do cachorro. Lógico, que alguns animais são diferentes e nem sempre seguem o padrão da raça, porém, na grande maioria das vezes existe sim um padrão para cachorros de raça.
O cão SRD também possui um perfil, que é conhecido com o tempo. Portanto, se uma pessoa deseja adotar um SRD, ela precisa perguntar para a tutora do animal como é o comportamento dele; agitado, calmo, brincalhão, arisco, arteiro e etc. E assim verificar se o perfil está de acordo com o que está buscando.
Muitas pessoas dizem pra mim que admiram esse trabalho, e que amam muito os animais, mas não sabem o que fazer quando vêem um cãozinho abandonado.
Sendo assim, decidi fazer um post sobre esse tema, e quem sabe encorajar essas pessoas que tem boa vontade, mas que não sabem o que fazer, a ajudar esses animais que tanto precisam.
1.       Certifique-se que o animal não tem dono mesmo, pois apesar de ser totalmente contra indicado deixar um animal solto na rua (até por lei), muitas pessoas não tomam esse cuidado, colocando em risco a vida do animal e de outras pessoas.
2.       Depois tente com cuidado atrair o animal para perto de vc, preferencialmente com comida. Muitos desses animais são extremamente desconfiados, devido aos maus tratos que sofrem nas ruas, então, essa aproximação pode demorar um pouco para acontecer. Tenha paciência. Dê comida a ele umas 3 ou 4 vezes, pra ele poder se acostumar com vc. Lá pela quarta vez, dê a comida ä ele e em seguida tente colocar uma guia. Neste caso pode ser uma corda, qualquer uma que vc tenha.

 

Se o animal for pequeno, à medida que for dando comida, vá passando a mão nele aos poucos e depois pegue ele no colo e coloque no carro. Se vc não tiver nenhuma corda vá fazendo um caminho com a comida até chegar dentro do seu carro. Já passei por situações que bastou eu abrir a porta do carro para o cachorro entrar!
3.     Após isso, leve o animal a um veterinário para que ele analise o estado do bichinho, pois um animal de rua sempre vai necessitar de cuidados. Caso você conheça algum veterinário, leve no seu de confiança ou dependendo do dia, se for final de semana, leve em uma clínica 24hs. Costumam ser mais caras, mas é uma opção. Hoje em dia existem diversas clínicas veterinárias e caso não conheça nenhuma, tenho certeza que conhecerá alguém que tem um bichinho e poderá indicar.
Esse procedimento é importante porque o animal pode ter alguma doença que poderá passar para você ou para o seu animal, caso tenha um. Então detectando o problema, vc saberá quais cuidados precisará ter para proteger a sua saúde e do seu animal.
Caso vc não tenha como levar o animal resgatado ao veterinário no mesmo dia, certifique-se que ele fique em um espaço isolado na sua casa, uma área de serviço ou um quintal fechado. Não fiquem com receio caso o animal resgatado tenha alguma doença contagiosa, geralmente são verminoses e doenças de pele. Basta tomar alguns cuidados que nem vc ou seus cães serão contaminados. Uma vez tratei uns filhotes resgatados que estavam com sarna e giárdia em um apartamento de 80m² com mais 2 cachorros meus, e nem eu ou os meus cachorros nos contaminamos. Basta manter os cachorros em tratamento afastados e sem contato com os demais e sempre higienizar bem o local. Para isso tenho uma dica de um produto muito boa. Chama-se HERBALVET T.A. da marca Ourofino – é um desinfetante super potente utilizado em clínicas e hospitais veterinários.

Deve-se seguir as instruções de utilização do produto, pois é necessário diluí-lo, caso contrário pode haver intoxicação. É um produto muito bom, pois mata todos esses germes, tem um cheiro gostoso, então pode limpar a casa toda com ele, e tem uma longa duração, pois ao diluí-lo, seu rendimento aumenta muito;
4.    Após tratar o animal, é recomendado vaciná-lo pelo menos com a V10 e raiva, que são as mais importantes. Se for filhote, a partir dos 45 dias já pode dar a primeira vacina de v10, repetindo uma dose a cada mês por 2 vezes, ou seja, o filhotinho deverá tomar 3 doses de V10 ao longo de 3 meses. Junto com a última dose de V10, dá a vacina de raiva, que é uma dose só. Se o cachorro for adulto, deve-se dar uma dose de V10 e uma de Raiva. Ambas podem ser dadas no mesmo dia. Tanto a V10 quanto a raiva devem ser repetidas anualmente (1 dose de cada).
5.       Depois do animal estar devidamente saudável, recomenda-se castrá-lo, porque:
ü  No município de São Paulo todo animal, seja ele adquirido através de doação ou compra, deve estar castrado. Isso é lei desde 2007:
LEI Nº 14.483, DE 16 DE JULHO DE 2007
DECRETO QUE REGULAMENTA A LEI - Nº 49393/08
ü  Se você está tendo este gesto de tirar um animal das ruas e do abandono, nada mais certo do que castrá-lo, pois caso, por uma infelicidade, este animal volte para as ruas, pelo menos ele não procriará de forma indiscriminada e descontrolada, gerando mais abandonos.
ü  E para o animal, a castração quando realizada antes do primeiro cio, ou até um ano, previne muitas doenças, dentre elas tumores.
ü  A castração diminui comportamentos agressivos, muito agitados e muito “tarados” (rs), evitando aquelas cenas constrangedoras do cachorro “agarrando”a perna das visitas!rs
        6.   Depois de tudo isso, o seu animal está em condições de saúde para ser doado! Sem querer desanimar ninguém, essa é a pior parte! Não porque é difícil doar, ao contrário do que muitas pessoas pensam, isso é rápido, acontece em algumas semanas. É a pior parte porque depois desse tempo todo junto do bichinho não tem como não se apegar, criar amor e carinho! É por isso que muitas pessoas acabam não conseguindo doar e decidem ficar com o animal. Se você tiver condições e quiser ficar com ele, ótimo! Mas se não tiver condições disso, pense que para ele o melhor é ter uma pessoa/família que está em busca de um cachorrinho para dar muito amor e carinho.
É um gesto muito gratificante saber que você tirou um animal do abandono, da doença, do frio, solidão e maus tratos para dá-lo a vida, ao amor, carinho e cuidado que todo ser merece!
 

Informações Úteis (tendo como referência a cidade de São Paulo):

ü  Indicação de Clínica Veterinária:
Clínica para Cães e Gatos. Dra. Mieko
Rua: Vigário Albernaz, 206 - Vila Gumercido - São Paulo / SP
Telefone: (11) 5061-4433
 
ü  Indicação de Hospital Veterinário 24hs:
Hospital Veterinário Sena Madureira
Rua Sena Madureira, 898 - Vila Mariana, São Paulo - SP
Telefone: (11) 5907-8668
 
Hospital Veterinário PetCare
Unidades: Ibirapuera, Morumbi e Pacaembu
ü  Indicação de Feiras de doação:
ONG Amigos dos Bichos
Site: http://www.amigosdosbichos.org/
 
Luis Proteção Animal

ü  CCZ (Centro de Controle de Zoonoses): é o órgão responsável pelo controle de agravos e doenças transmitidas por animais (zoonoses), através do controle de populações de animais domésticos (cães, gatos e animais de grande porte) e controle de populações de animais sinantrópicos (morcegos, pombos, ratos, mosquitos, abelhas entre outros). Cada município tem o seu CCZ.
      A prefeitura de SP disponibiliza 8 endereços para inscrição de castração GRATUITA! Cada inscrito tem o direito de solicitar a castração de até dez animais.
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de São Paulo está localizado na Rua Santa Eulália, 86, Santana.
Central de atendimento: 3397-8900 e 3397-8901
Plantão 24 horas (todos os dias da semana): 3397-8955 e 3397-8956